#ClienteCombogó: Gabinete Português de Leitura de Pernambuco recebe palestra sobre direitos previdenciários entre Brasil e Portugal

Por Combogó - 3 de julho de 2018

De acordo com Serviço de Estrangeiros e Fronteiras de Portugal, existem 81.251 brasileiros residindo legalmente no país, sendo a maior população de imigrantes no território português. E esse número tende a crescer: a liberação do Golden Visa português, um tipo de visto de residência especial para investidores, aumentou 222% entre 2016 e 2017 para os oriundos do Brasil. Quem acha que fixar residência na “Pátria Mãe”, é jogar tudo para o alto e começar do zero, não é bem assim. A contribuição previdenciária, por exemplo, pode ser transferida, contabilizando o tempo de serviço nos dois países. Para falar sobre o assunto, a psicóloga do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) Berta Guedes ministra a palestra Direitos Previdenciários entre Brasil e Portugal no dia 5 de julho, às 19h30. O evento acontece no Gabinete Português de Leitura de Pernambuco, uma das mais importantes instituições luso-brasileiras do Recife.

“Brasil e Portugal têm acordo entre a Seguridade Social brasileira (INSS) e a Segurança Social portuguesa (SS). Isso quer dizer que os brasileiros que são contribuintes do INSS podem se beneficiar de assistência médica em Portugal. O mesmo acontece para portugueses no Brasil”, explica Berta. “O seguro garante a renda do contribuinte e de sua família, em casos de doença, acidente, gravidez, pensão por morte e velhice. Para ter essa proteção, é necessário estar inscrito e contribuir todos os meses”. Para participar do evento, basta se inscrever através do biblioteca@gplpe.com.br. Além disso, durante as terças e quintas do mês de julho, uma representante do INSS estará no GPL-PE para realizar atendimento individual e tirar dúvidas de quem tem tempo de contribuição em Portugal e deseja transferi-lo para o Brasil, e vice-versa. Mais informações através do telefone 81.3224-2002 ou 3224-2593.

Comentários

Comentários