#ClienteCombogó: Instituições portuguesas e luso-brasileiras do Recife comemoram Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas nesta segunda (11)

Por Combogó - 11 de junho de 2018

Para celebrar o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, o Gabinete Português de Leitura de Pernambuco (GPL-PE) recebe nesta segunda (11) o Vice-Consulado de Portugal no Recife e todas as demais instituições e associações portuguesas e luso-brasileiras presentes na cidade para uma noite de programação intensa no salão nobre da sede do GPL-PE, a partir das 19h30. O evento comemora a formação da pátria lusitana e sua influência sobre os demais países de língua portuguesa, além de marcar a morte do poeta Luiz Vaz de Camões, uma das maiores figuras da literatura lusitana e mesmo do Ocidente. Este ano também serão homenageados os 130 anos de Fernando Pessoa, um dos mais importantes poetas da língua portuguesa e figura central do Modernismo português.

A programação conta com um espetáculo da Literatrupe, que vai reverenciar a obra de Fernando Pessoa. Ele nasceu em Lisboa, no dia 13 de junho de 1888 e morreu nessa mesma cidade, no dia 30 de novembro de 1935, aos 47 anos. Notabilizou-se por ser mais do que um poeta, mas um criador de poetas. A comemoração terá ainda apresentações do Maestro Lúcio Azevedo, da cantora Keley Rosa e do grupo de dança portuguesa Rancho Folclore. Na ocasião, o Gabinete recebe também a abertura da exposição “A Geografia em Vera Sato”, que leva o nome da artista plástica que a criou. A mostra reúne 22 obras que retratam o Brasil, Portugal, Espanha e França, e fica aberta ao público até o dia 2 de julho.  “Vamos fazer uma festa muito animada, para reunir a comunidade e mostrar as tradições lusas não só aos portugueses e descendentes, mas aos recifenses de uma forma geral”, afirma o presidente do GPL-PE Celso Stamford Gaspar.

Comentários

Comentários