Comunicação visual: construindo a identidade da sua empresa

Por Combogó - 1 de junho de 2018

A comunicação visual é um dos elementos mais importantes para a criação de uma identidade corporativa. Para muito além do logotipo, ela se ramifica por toda as formas de atuação empresarial, conferindo uma unidade à marca.

Investimentos em design crescem na medida em que a marca é percebida como um elo fundamental com o público-alvo, colocando comunicação visual no centro de importantes decisões corporativas. Nesse sentido, a identidade corporativa é construída em boa parte por elementos iconográficos desenvolvidos pela comunicação visual e deve ser um forte elemento de persuasão junto ao público alvo.

Identidade corporativa

Uma das tarefas mais fundamentais da comunicação é criar imaginários. Não coisas irreais, fantasiosas, mas ideias e conceitos a respeito de pessoas, empresas, marcas e situações. Essas ideias alimentam a nossa mente e ajudam a criar uma imagem concreta sobre elas. O trabalho profissional de assessorias de comunicação consiste em tornar real para o grande público aquilo que só existe para a empresa.

Contudo, há uma diferença entre identidade e imagem. A primeira diz respeito ao que a empresa é de fato, como ela se apresenta. Já a segunda tem relação com a percepção do público. É desejável que identidade e imagem estejam em consonância a fim de gerar valor para a marca e conectar cada vez mais as pessoas ao negócio.

A base para a criação de uma identidade corporativa é o estabelecimento de visão, missão e valores. Mais do que meras declarações, são nortes da atividade empresarial que precisam ser difundidos entre os stakeholders. Mas eles não são suficientes para sustentar uma identidade. Uma série de ações são necessárias para criar uma unidade e um entendimento a respeito da empresa. Aí entra a comunicação visual com todo o seu potencial imagético.

A importância da comunicação visual

Ao desenvolver um logotipo, ou melhor, um sistema de comunicação visual, a empresa está construindo um patrimônio. Além de já ser considerada um ativo financeiro, a marca é uma grande representante da identidade de uma empresa, necessitando ser gerida de forma eficiente.

Por isso, é preciso ir além do logotipo e pensar a marca imersa em múltiplas ações de comunicação para que seja difundida e assimilada pelo público de diferentes formas e em diferentes situações. A identidade corporativa vai ganhando forma com o somatório dessas experiências e construindo o valor que se espera que tenha.

A comunicação visual é a grande aliada dessa agenda. Sua capacidade de dar materialidade ao que é naturalmente intangível a coloca na frente das ações, explorando sua competência de comunicar. O design gráfico é capaz de dar destaque às mensagens principais em qualquer plataforma, ajudando na tarefa de comunicar aquilo que realmente interessa no momento.

Sejam ações de endomarketing ou desenvolvidas para o grande público, é improvável que a comunicação se dê de forma eficiente se o design não estiver em um papel central. Sua especialidade de aliar estética e funcionalidade confere sofisticação a mensagens, atraindo a atenção das pessoas para evidenciar o conteúdo principal.

Investir na comunicação visual é, portanto, uma forma de tangibilizar ações da empresa e ocupar o imaginário do público. Uma empresa reconhecida por seus elementos iconográficos, aliados a seus valores, tem uma identidade corporativa formada e pronta para ser ativada nas diversas esferas do seu negócio.

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