O endomarketing já há algum tempo tem sido adotado por diversas empresas na soma dos esforços de comunicação e marketing para alcançar resultados. Cada vez mais, acreditar no potencial dos colaboradores é uma forma de impulsionar a empresa em seus objetivos de mercado.
É preciso sempre esclarecer o que é o endomarketing e qual o seu papel no desenvolvimento institucional de uma corporação. Ele não pode ser reduzido a um acessório da comunicação institucional tampouco ser confundido com autoajuda no ambiente empresarial.
Vamos explorar um pouco mais os conhecimentos desse importante instrumento de desenvolvimento pessoal e corporativo. Acompanhe-nos na leitura!
Colaboradores trabalhando felizes e motivados. Talvez essa seja a primeira imagem quando se menciona os efeitos das ações de endomarketing. É um pouco mais do que isso.
Ele pode ser definido como o conjunto de ações de marketing institucional voltado para o público interno da empresa. Ou seja, significa envolver os colaboradores em todos os aspectos estratégicos da corporação para gerar um espiral ascendente de engajamento com foco nos resultados.
O público interno é percebido como estratégico para o desenvolvimento institucional da companhia. Os colaboradores são os mais cientes dos objetivos e processos internos, por isso podem ser convertidos em embaixadores da marca, portanto difundindo todo o seu discurso em sua rede de contatos e trabalhando para perseguir as metas traçadas.
São as ações de endomarketing que captam esse potencial e o direciona para gerar o engajamento. Tudo isso diluído nas ações cotidianas de trabalho, valendo-se da presença das pessoas e do ambiente empresarial como palco das ações.
Muitas vezes confundido com a comunicação interna, o endomarketing reúne uma gama de ações de marketing institucional capaz de gerar benefícios específicos para a empresa.
A ideia é que é preciso conquistar o público interno para depois conquistar o externo. Por isso, diversas ações integradoras são promovidas no intuito de fazer do endomarketing uma ferramenta estratégica. Vejamos algumas vantagens que elas podem trazer.
Um programa amplo de endomarketing, claro, pode identificar outras falhas e agir para saná-las. Para tanto, são necessárias análises internas, estudos e investimento contínuo no ambiente interno de trabalho.
Investir no marketing institucional interno é transformar os colaboradores nos primeiros “compradores” do produto da empresa, que o fazem por meio de um trabalho engajado e um discurso de orgulho e pertencimento.
Ainda tem alguma dúvida sobre endomarketing? Junte-se a nós nessa discussão deixando um comentário abaixo.