Ferramentas de marketing digital: como e quando usá-las

Por Combogó - 15 de maio de 2018

O marketing digital tem rapidamente conquistado mais espaço como estratégia de grande valia para empresas de diversos setores e tamanhos.

Das gigantes multinacionais a pequenos negócios no varejo e atacado, passando por negócios desenvolvidos por profissionais autônomos, todos têm enxergado no marketing digital uma grande força promocional.

Caso você faça parte desse grupo que aposta no marketing digital para prospecção de novos clientes, divulgação da sua marca e crescimento do seu negócio, saiba quais as principais ferramentas de marketing digital, como e quando usá-las. Vamos a elas?

As ferramentas e seus propósitos

Há em marketing digital uma infinidade de ferramentas que proporcionam resultados eficientes aos seus objetivos empresariais, sejam quais forem. Elas cumprem, dentro de suas boas práticas, um papel estratégico na condução da comunicação online das empresas.

Escolhemos três delas, que são basilares para o marketing digital, para tratar neste post.

  • SEO

Podemos dizer que o SEO – Search Engine Optimization é uma das ferramentas de marketing digital mais populares e usadas ao se tratar de comunicação online. Mas nem por isso a mais fácil de ser aplicada.

O SEO é uma técnica usada na construção do texto que permite e facilita que ele seja encontrado pelo mecanismo de busca do Google, esteja ele em seu site, blog ou até mesmo post em redes sociais.

Um SEO bem aplicado coloca a sua página entre as primeiras opções de resultado em uma busca de forma orgânica, ou seja, sem precisar pagar para ocupar esse lugar de destaque.

O SEO consiste, de uma forma simplificada, em utilização de palavra-chave bem distribuída por todo o texto, título e intertítulo; uso de link building (link para outros sites que tratem do mesmo assunto do seu post) e claro, qualidade e relevância do conteúdo que você está ofertando.

Além do conteúdo otimizado para os motores de busca, é preciso também estruturar a plataforma para serem amigáveis a eles. É o que se chama de SEO offpage.

  • E-mail marketing

Apesar de toda a eficácia do e-mail marketing, algumas pessoas ainda ficam desconfiadas do uso desta ferramenta porque remetem ao tempo dos spams e e-mails genéricos.

Mas vamos olhar para frente e entender que muita coisa mudou no uso do e-mail marketing e essas mudanças o tornam umas das principais ferramentas de marketing digital. Ela tem o poder de gerar a possibilidade de uma relação com potenciais clientes que te deixa a par de tudo o que eles precisam para serem efetivados como seus consumidores.

  • Regra número um: nunca compre um mailing. Um dos grandes diferenciais do marketing digital é justamente a personalização de suas ações pela possibilidade de conhecimento de suas personas;
  • Regra número dois: crie o seu próprio mailing. Vai dar um pouco mais de trabalho, levar um pouco mais de tempo, mas o resultado vai surpreender você e a sua equipe de vendas vai te agradecer;

 

  • Marketing de conteúdo

Apesar de algumas pessoas acharem que marketing de conteúdo e marketing digital são a mesma coisa, fique certo, não são. Marketing de conteúdo é uma das ferramentas de marketing digital que trazem mais diferencial para a sua marca.

É através dos conteúdos produzidos sob medida para as personas do seu negócio que você atrairá novos clientes, posicionará sua marca no mercado e se destacará da concorrência.

Esses conteúdos podem ser produzidos em formato de blogposts, posts para redes sociais, e-books, infográficos e vídeos, por exemplo.  Eles usarão técnicas de SEO e, sobretudo, devem ser relevantes. Ou seja, devem dizer algo importante que informe e seduza seu potencial consumidor, afinal é disso que ele está atrás quando faz pesquisas na internet.

Mais ferramentas de marketing digital

Como dissemos no começo deste artigo, as ferramentas de marketing digital são múltiplas e, em se tratando de tecnologia, tendem a se atualizar e difundir, trazendo ainda mais possibilidades para seu planejamento e ação. Pesquise, vá além, mas não tenha dúvidas sobre o uso de marketing digital.

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