A importância do relacionamento com a imprensa

Por Combogó - 28 de janeiro de 2019

Muito já se falou que a imprensa só publica aquilo que alguém não quer que seja divulgado. É um exagero, claro. Os jornalistas estão em busca de informações e histórias para manter o público bem informado e ciente do que acontece no mundo.

O que guia a imprensa é o interesse público. Ou seja, o que é publicado nos veículos são informações que dizem respeito à população, e não a interesses de particulares.

É possível intuir, então, que os jornalistas não procuram empresas e organizações para falar de seus feitos, e sim para relatar histórias em que estão envolvidas, sejam boas ou ruins.

Construir uma boa relação com a imprensa é uma necessidade organizacional que beneficia as corporações de diversas formas.

Por que se relacionar com a imprensa?

Existem diversos argumentos para se justificar a criação de uma boa relação com a imprensa. Mas talvez o mais apropriado deles é ser reconhecido como autoridade na sua área de atuação pelos jornalistas. Isso torna a empresa ou organização uma fonte natural de notícias e uma personagem que vale a pena ser ouvida nas pautas do setor.

Esta credibilidade é construída por meio de uma relação. O jornalista saberá que tem acesso a informações e a profissionais sempre que sua pauta requerer a participação da empresa, abrindo também espaço para esta se expressar, construindo seus próprios argumentos.

É um jogo de ganha-ganha. Jornalistas, por ofício, estão sempre em busca de informações e personagens, enquanto o interesse de empresas é ter sua autoridade setorial reconhecida pela mídia além de espaço para poder se expressar. Uma troca mútua, em uma relação ética, tende a facilitar este processo.

Pluralidade de canais

Uma das vantagens que uma organização pode ter ao construir um bom relacionamento com jornalistas e veículos é poder contar com uma vasta quantidade de canais de comunicação para cumprir seus objetivos. Ao ser pauta de alguma reportagem, é possível que a matéria seja publicada na pluralidade de canais, dando maior visibilidade à pauta. Mas isso não é regra tampouco um compromisso dos jornalistas.

O que vale é mostrar-se disponível para atender a jornalistas de diversos tipos de veículos, como impressos, de rádio, televisão e internet. Isso garante ampliar o alcance da notícia e da imagem pública da empresa, uma vez que atingirá seu público em diversos canais de imprensa.

Filtro de credibilidade

A importância de estar presente nas notícias se dá pelo fato de as pessoas reconhecerem e atestarem a credibilidade da imprensa. O jornalismo é uma prática necessária para uma sociedade complexa, que dá transparência aos acontecimentos do cotidiano. É por isso que milhões de pessoas todos os dias ligam televisores e rádios, abrem jornais e revistas e acessam portais: estão atrás de informações para formarem sua visão de mundo.

Em época de fake news, cresce a necessidade da checagem da informação e do trabalho jornalístico bem feito. Uma empresa ser personagem de uma matéria, de um veículo reconhecido pelo seu público, tende a ser vista de forma muito positiva, uma vez que as pessoas têm consciência do trabalho da imprensa. Mesmo com a internet, nenhum outro canal, pago ou não, consegue reproduzir essa credibilidade.

O papel da assessoria

Quando se fala em relacionamento com a imprensa, é fundamental referir-se ao trabalho de uma assessoria de comunicação.

A tarefa do assessor de comunicação é justamente construir a ponte entre a empresa e os veículos de imprensa. Como toda relação, é um trabalho que precisa ser alimentado, de forma bem profissional. Muito da procura dos jornalistas por empresas e seus diretores deve-se à contínua nutrição de informações feitas pela assessoria.

O trabalho do assessor de comunicação não se resume a recepcionar jornalistas e dar-lhes encaminhamento, mas sugerir pautas, enviar releases e mostrar a disponibilidade dos assessorados para que a notícia seja construída fluentemente. Contar com os serviços de uma assessoria de comunicação é um passo necessário para aproveitar todo o potencial e os benefícios que a imprensa pode proporcionar a uma empresa.

Para ler sempre os nossos artigos em primeira mão, assine a nossa newsletter e os recebas no seu e-mail.

Comentários

Comentários