Marketing de eventos: o potencial de negócios para sua empresa

Por Combogó - 1 de fevereiro de 2019

Há quem ainda pense que evento é uma mera festividade para “fazer um social” com os pares do mercado. Ledo engano. Um evento, seja de qualquer natureza, é uma oportunidade de interação e promoção de sua marca ou negócio.

Não à toa se tornou estratégia reconhecida como eficaz para diversos tipos e tamanhos de negócios. É o chamado marketing de eventos. Seja produtor, patrocinador ou apoiador, o marketing de eventos pode fazer muito por uma empresa, produto, serviço ou marca.

Neste artigo vamos abordar o tema. Continue com a gente.

O que é marketing de eventos?

O marketing de eventos tem sobretudo uma natureza institucional. É uma situação desenvolvida para criar valor de marca, expor conceito e reforçar posicionamento. É uma estratégia de diferenciação por meio de interação com o público em um ambiente diferente do de compra convencional.

Nesse sentido, a venda de um produto ou serviço pode até ocorrer, como em uma bienal de livros por exemplo. Mas não é a atividade principal. Há palestras, lançamento, cursos, oficinas, bate-papo com autores e uma série de outras atividades que não se resumem a compra de um livro por si só.

O marketing de eventos promove entretenimento, lazer, descontração. E é nesse ambiente não agressivo, não competitivo, não concorrencial, que o seu público se conectará com sua marca. O marketing de eventos proporciona experiências que positivas, serão vinculadas ao seu negócio.

Produção ou patrocínio?

Não existe uma regra que determine se você deve patrocinar o evento de terceiros ou produzir um próprio. É preciso analisar qual a melhor opção a partir do seu objetivo, do seu público e do que a concorrência anda fazendo e como ela anda afetando o seu negócio.

Produzir o próprio evento demanda tempo, equipe específica e focada, além de investimento financeiro, que tende a ser mais alto. A vantagem é que ele leva a sua marca, tem 100% a sua cara e todas as regras são ditadas por você.

Os eventos esportivos da RedBull são um bom exemplo disso. A empresa investe pesado em várias modalidades de esportes radicais e diferenciados para associar sua marca a energia e vitalidade. As competições pelo mundo levam o seu nome e marca.

No patrocínio, a sua empresa adquire uma cota de um evento criado por outra empresa. Essa cota pode ser exclusiva. Mas em geral é dividida com outras empresas patrocinadoras. Nesses casos, é importante estudar sobre o evento e a empresa produtora para verificar a afinidade do seu negócio. É preciso entender que o público irá associar o evento à sua imagem.

Procure verificar também se a empresa produtora tem política de não ter patrocinadores concorrentes. Assim, você não corre o risco de ter sua marca aliada à concorrência e causar alguma confusão no seu público.

Potencial de negócios

Além das modalidades possíveis de utilização do marketing de eventos, há os tipos de evento em si que precisam ser analisados, seja para produção ou patrocínio. Feiras, congressos, shows, palestras, workshops, competições esportivas, desfiles, concursos de talentos. A lista é quase infinita. E assim são as possibilidades.

A pergunta chave é: o que atrai o seu público? Promova ou patrocine eventos que são do interesse do público. Além disso busque eventos onde haja espaço para que você se mostre. Que haja espaço para ações.

Uma empresa de sucos, por exemplo, pode patrocinar um show e distribuir seu produto ao público. Outro exemplo são marcas de cerveja que patrocinam o carnaval de Olinda. Além de ter vários materiais sendo distribuídos (viseiras, copos, abanadores), faz parte do contrato que só aquela marca seja comercializada no local da festa.

Nesse sentido você permite que o público experimente o que você tem a oferecer. Esse é um passo importante que estimula o consumo posterior e mostra o potencial de negócios que o marketing de eventos pode construir.

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