Marketing de Relacionamento: entendendo por que investir

Por Combogó - 25 de maio de 2018

O marketing de relacionamento pode trazer inúmeras vantagens para o mundo dos negócios.

Imagine o seguinte cenário: um lugar onde o acesso à tecnologia é cada vez maior e democrático, onde as fronteiras comerciais quase não existem e produtos e serviços ficam cada vez mais parecidos no que se refere à tangibilidade.

É então que você se pergunta como se diferenciar, como garantir um bom posicionamento na mente do seu consumidor, se destacar da concorrência e manter os bons rendimentos do seu negócio?

A resposta é simples: criando uma relação com seus prospects e consumidores já efetivados. Mas como fazer? Utilizando as estratégias e ferramentas do marketing de relacionamento. Vamos entender melhor sobre isso?

O que é e qual a importância do marketing de relacionamento

O marketing de relacionamento é um conjunto de estratégias que envolve ações realizadas pela empresa para encantar e fidelizar os seus clientes, mantendo uma relação de proximidade que deve ser sempre fortalecida.

E por que fidelizar os clientes? Porque clientes fiéis não se voltam para a concorrência e se tornam embaixadores da marca, disseminando e recomendando os seus produtos e serviços a familiares, amigos e conhecidos, contribuindo para o aumento de novos consumidores.

Esses clientes fiéis são ainda capazes de defender a marca de preferência sempre que ela for de alguma maneira atingida negativamente. E, se você ainda tem alguma dúvida, vamos lembrar que o custo de manter um cliente em sua carteira é menor do que conquistar um novo. Isso por si só já é uma boa razão para investir em marketing de relacionamento.

Como implantar ações de marketing de relacionamento

Antes de falar sobre as ações, vamos alertar que o marketing de relacionamento não é uma estratégia de imediato e não foca em vendas. As ações se dão de médio a longo prazo, assim como os resultados. Como toda relação, ela precisa ser nutrida para colher frutos um pouco mais na frente. Mas, uma vez fidelizados, os clientes vão ser parceiros do seu negócio.

Isso colocado, vamos a um passo a passo para dar início à implantação do marketing de relacionamento na sua empresa.

  • Conheça o seu cliente: conquistar alguém sem conhecê-lo é antes de tudo apostar na sorte, e a sorte não dá garantias de resultados. Construa uma boa base de dados, saiba sobre desejos e sentimentos dos seus clientes. Ouça o que eles dizem durante o atendimento, a compra. Os canais de relacionamento como ouvidoria, 0800, SAC, todos devem ser ativados e analisados seriamente, pois costumam ser uma excelente fonte de informações valiosas dadas por quem você quer conquistar e fidelizar;
  • Use suas redes sociais ativamente: não esteja na internet somente por achar que deve. Esteja para dialogar, interagir e relacionar-se com sua audiência e clientes. Aposte em marketing de conteúdo, poste informações relevantes, responda aos usuários e seguidores, seja presente e proativo, pergunte e responda;
  • Segmente seus clientes: mesmo entre iguais, há diferenças. Por mais que seu produto ou serviço seja um só, ele atende a diferentes necessidades de seus clientes. Por isso, segmentá-los pelo uso que dão ao que você oferece proporcionará um contato mais íntimo e uma elaboração de estratégias de marketing de relacionamento mais eficientes;
  • Escolha as ferramentas e inicie suas ações: há inúmeras ferramentas para implantar o marketing de relacionamento, entre elas softwares de CRM (custormer relationship manager), programas de fidelidade, programas de recompensa, presença em datas simbólicas (cartões de aniversário, natal), endomarketing e tantos outros.

O marketing de relacionamento é indispensável para o seu negócio, não importa o segmento ou o seu tamanho de mercado. Estar próximo de seus clientes é a garantia de mantê-los longe da concorrência.

Gostou deste artigo? Vamos conversar então. Deixe seu comentário, teremos prazer em responder.

Comentários

Comentários