Plano de marketing digital: o que e como fazer

Por Combogó - 12 de janeiro de 2019

Quanto mais o tempo passa, maior ficam a importância e o valor do marketing digital. Do inbound ao marketing de conteúdo, as ferramentas virtuais associadas às estratégias de marketing (adaptadas e elaboradas para elas) vêm conquistando cada vez mais respeito.

O marketing na internet produz comprovadamente melhor eficiência e resultados para as empresas, dos mais variados tamanhos e segmentos, na busca por novos clientes, na manutenção dos antigos e no relacionamento com o mercado.

E como toda boa estratégia que se preze, é fundamental que se haja um bom planejamento antes de começar a fazer uso do marketing. Por isso criamos este conteúdo para que você entenda o que é e como fazer um plano de marketing digital.

Então o que é um plano de marketing?

Todo planejamento precisar ir além do campo das ideias, sendo registrado através de um documento onde constem informações, análises, identificação de problemas e propostas de solução. Todas essas anotações referentes aos passos planejados são o que chamamos de plano.

Portanto, do ponto de vista da linguagem, o planejamento é a ação, e o plano, o documento que contém a ação.

Em se tratando da prática, elaborar um plano de marketing é planejar quais estratégias irá usar para um determinado propósito.

Dessa maneira, o plano de marketing pode ser pensado para a marca, para um produto ou serviço específico ou ainda para lançamento de um novo negócio ou ação promocional, como um concurso, uma liquidação ou algo afim.

O que precisa ficar bem claro é que o plano de marketing é uma ferramenta de gestão de grande importância na qual vale a pena investir um bom tempo.

Se tempo é dinheiro, planejar é economizar tempo

Pode parecer um tanto quanto paradoxal, mas quanto mais tempo você passa planejando maior será a sua economia. Um bom planejamento evita desperdícios, erros e necessidade de desmanchar para fazer de novo.

Portanto, uma das dicas mais importantes de como fazer um plano de marketing é ter ciência de que vale a pena levar um bom tempo na sua elaboração.

Como fazer um plano de marketing

Entendendo o valor em dispor de tempo para elaboração do plano de marketing digital, vamos a outras dicas relevantes:

  • Defina qual o objetivo: não se vai a um lugar que não se sabe qual é. Estabeleça bem o que deseja alcançar através do seu planejamento. Somente a partir de uma escolha segura se poderá construir um plano igualmente seguro e eficaz;
  • Conheça bem o seu público-alvo: é a sua audiência quem vai nortear os seus discursos, as suas propostas, afinal é para ela que tudo está sendo preparado;
  • Invista em pesquisas: Caso já não tenha uma base de dados bem construída faça pesquisa, há inúmeras ferramentas na internet para isso;
  • Defina suas personas: o reunir todas as informações sobre seu público-alvo construa suas personas;
  • Lembre-se da sua concorrência: todo plano de marketing deve levar em consideração a concorrência e suas ações. A partir dela ou por causa dela, você poderá fazer interferências e modificações em sua gestão estratégica;
  • Escolha os canais: o mundo virtual é vasto, mas nem por isso você deve tirar proveito de tudo. Escolha os meios por onde mais navega o seu público e aqueles que mais atendem o seu objetivo;
  • Determine o tipo de conteúdo a ser utilizado: lembre-se de que o conteúdo é o rei. É ele quem atrai e quem mantém os clientes junto a você, portanto a produção de conteúdo deve ser elaborada com critério e atenção;
  • Monitore os resultados: uma das grandes vantagens do marketing digital é a possibilidade e facilidade de mensuração. Fixe os critérios de avaliação e formas de mensuração e monitoramento a serem utilizados durante a implantação das ações do seu plano de marketing.

Nossos conteúdos são pensados para informar e esclarecer, se você gostou continue nos seguindo em nossas redes sociais.

Comentários

Comentários