Produção de conteúdo: entenda a importância deste investimento

Por Combogó - 28 de maio de 2018

A produção de conteúdo na internet é constante e volumosa, o que transforma a rede em um labirinto repleto de coisas que despertam interesse e outras nem tanto. No meio dessa grande teia de sites, mídias sociais, aplicativos e tantos outros meios, fazer uma marca se destacar é um desafio para comunicadores.

Atualmente, uma das formas mais eficazes de atrair a atenção do público para uma empresa ou marca é por meio do conteúdo. Cada vez mais cresce a consciência de que é preciso acompanhar a jornada do público na internet e oferecer conteúdo próprio, original e de qualidade para ele se informar e engajar.

Entenda neste artigo como esta técnica tem causado uma pequena revolução na comunicação online. Boa leitura!

Foco no usuário

No primeiro momento da internet, a comunicação tentou, por motivos óbvios, reproduzir no ambiente digital as estratégias já consagradas nos meios tradicionais. A busca era por uma alta exposição de mídia a partir dos formatos de publicidade disponíveis e pelo trabalho de assessoria de comunicação. Contudo, a rede mostrou uma dinâmica diferente que demandava a criação de novas abordagens para se atingir o público com mais eficiência e atrair sua atenção.

O grande diferencial é o controle. Na internet, as pessoas têm autonomia e poder de escolha, sua decisão sobre o que ver, ler e ouvir é soberana. Algoritmos a parte, não há uma programação ou curadoria que o direcione para um conteúdo específico. Essa liberdade é o que faz os usuários terem uma experiência única no ambiente digital.

Dessa forma, não é mais possível dizer o que as pessoas devem consumir. A publicidade interruptiva ­– aquela que invade a experiência de navegação – vem dando lugar a uma mais convidativa, que gere curiosidade e engajamento. Na mesma passada, conteúdos informativos devem estar conectados às expectativas e desejos dos consumidores para despertarem a atenção que deles se esperam.

Produção de conteúdo próprio

Nas estratégias digitais, a produção de conteúdo tem uma importância ímpar para se cumprir os objetivos de empresas e marcas. Costuma-se dizer que o conteúdo é o rei do marketing digital, pois ele é a peça mais importante dos esforços de comunicação por ser capaz de informar, persuadir e engajar o público da maneira mais eficiente.

Uma grande característica da internet é o seu potencial multimídia. Nela, texto, imagens, vídeos, e áudio podem se unir para a difusão de uma informação mais detalhada e de qualidade, enriquecendo a experiência do público que a consome. O conteúdo, dessa forma, pode ser construído em forma de textos, infográficos, vídeos, podcasts, e-books, fact-sheets, newsletters, estudos de caso e diversos outros formatos.

Esses formatos são oferecidos da forma mais conveniente e convidativa, jamais invadindo a navegação, e devem ser reconhecidos como relevantes. Seu objetivo é esclarecer, gerar conhecimento, incentivar e, principalmente, ajudar na tomada de decisão. E um conteúdo próprio, relevante e bem estruturado, deve ser oferecido no momento certo e com alto potencial de conversão – seja o objetivo vender, dar exposição à marca ou mesmo entreter.

Investir na produção de conteúdo, portanto, é oferecer ao seu público-alvo subsídios para relacionar-se com a marca e fazer da empresa uma aliada na sua busca por informações e conhecimentos. Se a comunicação tradicional se mostrou um tanto suspeita, no mundo digital a produção de conteúdo faz da marca uma aliada do consumidor e uma excelente ferramenta de conquista.

Conteúdo otimizado

É importante ressaltar a importância dos buscadores para trazer eficiência a essa estratégia. Mais de 80% do tráfego da internet passar pelo Google, o maior e mais popular dos buscadores. Um direcionamento para que ele encontre a sua página é fundamental para se conseguir resultados.

Neste momento, entra o SEO, a otimização de motores de busca, a nova ferramenta de produção de conteúdo de jornalistas e publicitários. O SEO faz páginas da internet serem amigáveis ao Google, dando “pistas” para que ele as encontre. A partir das palavras-chaves usadas digitadas pelo usuário no buscador, uma varredura é feita e o conteúdo otimizado tende a aparecer nos primeiros resultados mostrados.

A aplicação das técnicas SEO garante a alta visibilidade na internet, direcionando os conteúdos para o público certo: aquele que está procurando.

Produção de conteúdo como estratégia de comunicação é o que a internet pede no momento. Empresas e marcas devem ser conteudistas do próprio negócio, afinal elas entendem dele melhor do que ninguém.

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