Redes sociais: como usá-las para melhorar o relacionamento da sua empresa

Por Combogó - 22 de julho de 2018

Em tempos de paridades tecnológicas, um relacionamento bem construído com os clientes pode vir a ser um grande diferencial competitivo para a sua empresa.

E esse relacionamento pode ser ampliado e alcançar excelência com o uso das redes sociais. Afinal, é lá que estão seus prospects, leads e consumidores.

Neste artigo vamos discutir como as redes sociais podem contribuir para aprimorar o relacionamento entre empresas e clientes.

Qual o poder das redes sociais?

O alcance de público e a rapidez na disseminação da informação já seriam suficientes para determinar o poder das redes sociais, porém há mais. É justamente por ser social que a rede estimula a interação entre em que faz parte dela, seja pessoa física ou jurídica.

A personificação que as redes sociais constroem permitem que uma empresa ou marca se comunique com seus clientes-seguidores como se fosse “alguém”. Essa é a chave do sucesso.

Ao se tornarem um “alguém”, os laços se formam. Há não mais uma fidelidade a marcas ou empresas, mas um certo apego, uma afetividade. E como todo sentimento, deve ser cuidado para que se mantenha sempre positivo.

O que fará esse sentimento se manter e crescer é justamente a qualidade do relacionamento que irá se desenvolver.

Relacionamento na prática

Tendo consciência do poder das redes sociais, como usá-las a seu favor? Como construir relacionamentos mais sólidos que te protejam da concorrência?

Vamos a algumas dicas para você aplicar na sua empresa.

  • Atendimento ao cliente: o que você acha que é mais convidativo para um cliente, ligar para um SAC ou deixar um comentário no perfil da empresa? Algumas pesquisas já apontaram que usar as redes sociais tem sido a preferência dos consumidores. Mas para fazer funcionar, é importante um atendimento ao cliente nas redes socais não perder o timing e principalmente nunca deixar o consumidor sem resposta;
  • Lançamentos: antes de chegar nas lojas e nas mãos do seu consumidor, que tal prestigiá-los com notícias quentinhas do que você está preparando para ele? As redes sociais inclusive permitem e até invocam a chamada co-criação, onde produtos e serviços são construídos em conjunto com aqueles que irão consumi-los;
  • Pesquisa: dê voz ao seu cliente, faça com que ele converse com você. Sugestões, críticas, experiências. Estimule-o a contar nas redes sociais o que ele pensa de você. Não tenha receio de respostas negativas, elas serão termômetros da sua situação real. A partir dos dados colhidos de cada comentário ou postagem, suas chances de oferecer exatamente o que o seu público quer aumenta;
  • Benchmarking: as redes sociais são uma ótima maneira de saber o que as pessoas pensam sobre os seus concorrentes. A partir daí você promove melhorias no que você oferta e mostra que você quer ouvir o seu cliente de forma ampla. Não é só sobre você e sua marca, mas sobre o consumidor em si. Isso faz a diferença de como ele te enxerga.

As redes sociais são sem dúvida uma grande oportunidade para construir relações, não fique de fora. Conte com a gente para fazer parte desse universo e ficar cada vez mais próximo dos seus clientes.

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