Saiba como a identidade visual pode ajudar o seu negócio

Por Combogó - 12 de agosto de 2018

A sutil lembrança de uma marca qualquer vem acompanhada de seu logotipo, cores e formas. É o que vem à mente quando nos remetemos a uma empresa: a sua identidade visual.

Este é o poder da construção visual de uma empresa. Ter uma identidade significa estar presente na mente do consumidor e, claro, sempre fresco na hora da lembrança. E é isso que leva à opção por produtos e serviços.

Neste artigo, vamos explorar um pouco mais a construção e os benefícios da identidade visual para uma empresa.

Construindo um mapa visual

É sempre pertinente lembrar que a marca é uma propriedade da empresa. Ela é um bem intangível capaz de gerar negócios a partir de lembrança e identificação de produtos e serviços. Mais do que um logotipo, ela é um ativo valorizado que faz parte do patrimônio da empresa.

Contudo, para construir uma marca, é necessário passar por aspectos tangíveis e intangíveis. Marca é percepção e lembrança, por isso ela é composta por sua identidade visual e uma série de atributos argumentativos que são conferidos a ela durante sua existência no mercado.

Um mapa visual é a construção desse atributos tangíveis, que dão materialidade por meio de uma identidade visual. Cores, elementos gráficos e tipografias são usados de forma racional para a construção do logotipo e de todo o material de identificação da empresa por meio de sua marca.

Construir um mapa visual é adentrar de forma imagética na mente do seu público, ativando a lembrança da identidade visual concebida no DNA da marca.

Criando lembrança

A partir de uma identidade visual criada, começa-se o trabalho de branding propriamente dito. Ele consiste em um trabalho constante de divulgação da marca em diversos meios. A criação da lembrança vai acontecer com o fácil reconhecimento de um padrão visual pelas pessoas.

Aí vem a importância de uma comunicação 360º, capaz de povoar os meios de comunicação com uma marca, induzir o público ao seu bom entendimento e gerar uma lembrança visual. Grande companhias, com um histórico de investimento na marca, criaram sua própria tipografia e defendem suas cores como parte fundamental da identidade corporativa.

A lembrança de marca é, portanto, uma construção de médio e longo prazo. Ela se conecta com os aspectos da identidade visual e é capaz de ativar os atributos positivos dos produtos na mente do público. Este é um passo fundamental para o consumo e as vendas.

Benefícios da identidade visual  

A identidade visual é um atributo da marca que pode gerar diversos benefícios a uma organização. Os que selecionamos abaixo fazem parte do rol de ganhos que o design pode agregar à marca.

 

  • Posicionamento – Se a marca precisa de um posicionamento para atuar no mercado, a identidade visual é o que permite que ele seja construído. Os atributos gráficos geram e conectam os produtos com a lembrança da marca, trazendo à tona o posicionamento construído.

 

  • Vínculo – A sensação de participar da história de uma marca se concretiza com o vínculo construído com o público. É uma história que é exprimida pelo padrão gráfico e gera identificação e pertencimento. Por isso, empresas investem tanto na promoção da sua marca perante o público-alvo.

 

  • Economia – Uma identidade visual consolidada é um patrimônio que pode e deve ser estendido para todos os negócios da organização. O padrão visual pode representar uma família de produtos ou serviços, não sendo necessário o investimento alto a cada novo projeto o produto que é lançado no mercado.

 

A identidade visual é uma forma de construir a marca e gerar divisas para uma empresa a partir da sua difusão pelo mercado. Investir em uma identidade é um dos passos para atuar no mercado de forma sólida e engajada com o público-alvo.

 

E sua marca, como anda? Se você quer saber o que podemos fazer por ela, entre em contato e agende uma visita.

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