Marketing de relacionamento: Descubra qual a importância e como implementar em seu negócio

Por Combogó - 3 de agosto de 2022

Em qualquer negócio, uma coisa é certa: sem a presença do público, a empresa está destinada ao fracasso. O marketing de relacionamento, por exemplo, pode ajudar a falar com o seu público no momento certo e tornar o processo de fidelização mais simples.

Entendendo o marketing de relacionamento

O marketing de relacionamento consiste em um conjunto de estratégias que ajudam na construção e divulgação da marca, prospecção, fidelização de clientes e construção de autoridade no mercado.

O objetivo desta técnica é ajudar as empresas a conquistar e fidelizar os seus clientes e transformá-los em grandes divulgadores e defensores da marca.

Diferente do marketing tradicional, o de relacionamento considera todos os processos, desde a produção até o pós-venda, já que a meta é encantar os clientes utilizando diferentes técnicas.

A relevância do marketing de relacionamento nos negócios

O atual momento do mercado mostra que apenas vender não é o suficiente para o sucesso de uma empresa. Mais do que vender, é necessário se relacionar bem com os seus clientes.

Um relacionamento duradouro permite que a empresa possa acompanhar todos os processos que envolvem os leads (potenciais clientes), as vendas e clientes com mais facilidade.

Com o marketing de relacionamento, é possível trazer uma quantidade interessante de clientes que ao se tornarem fiéis, podem ajudar a defender a marca sempre que tiverem oportunidades, além de gerar novas oportunidades de negócios.

A famosa propaganda “boca a boca” ainda tem muita eficiência para as empresas, por isso manter um bom relacionamento pode ajudar.

Os resultados obtidos com o marketing de relacionamento são conquistados a longo prazo, ajudando no crescimento das vendas de forma contínua. 

Quais são as vantagens do marketing de relacionamento?

Conhecendo melhor o conceito e a importância do marketing de relacionamento, saber das vantagens pode ajudar no processo de decisão para implementar este marketing nos negócios.

As principais vantagens são:

  • Melhor alinhamento da comunicação em torno dos clientes;
  • Aumento das vendas;
  • Satisfação e fidelização dos clientes;
  • Melhora nos recursos da empresa;
  • Otimização no funil de vendas;
  • Redução de gastos.

Estas são apenas algumas das diversas vantagens que o marketing de relacionamento pode agregar aos negócios. Sendo assim, se organizar para utilizar as estratégias de marketing na sua empresa é o jeito eficaz para ter excelentes resultados. 

Marketing de relacionamento para empresas

Entender algumas técnicas e como elas podem ajudar nos negócios, por exemplo, é um jeito de conseguir ótimos resultados para a empresa.

As principais estratégias que podem ser implementadas são:

Programas de fidelidade

Criar campanhas que geram benefícios aos clientes pode ser uma ótima forma de aproximação. Ações como “compre 3 e pague 2” ou “compre e ganhe um brinde”, por exemplo, podem ser consideradas uma espécie de programa fidelidade.

Essas estratégias permitem que os consumidores enxerguem que ao adquirir os produtos da marca, terão a solução para os seus problemas, mais um bônus.

Divulgação de produtos e serviços

Considerando os gostos e buscas recentes, as empresas podem apostar no e-mail marketing, destacando os principais lançamentos, ofertas e assim divulgar o que a marca tem de melhor, chamando a atenção do público e aumentando as oportunidades de vendas.

Uso das redes sociais

As redes sociais se tornaram um espaço importante para as empresas, pois muitos potenciais clientes usam as plataformas diariamente. Para se ter uma ideia 122 milhões de usuários no Instagram  

As interações, por exemplo, são uma ferramenta forte no marketing de relacionamento, já que podem ser utilizadas para alcançar mais pessoas ou simplesmente para informar.

Uma linguagem adequada permite uma comunicação eficiente, divulgando as mensagens rapidamente para a audiência e assim ter feedbacks imediatos. 

O Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin, Youtube e até o TikTok são excelentes canais para utilizar o inbound marketing e estreitar o relacionamento com o público.

Atendimento de excelência

Essa pode parecer uma estratégia óbvia, mas muitas empresas focam em outras questões e se esquecem do atendimento, este que pode ser um grande diferencial para a marca.

O marketing de relacionamento ajuda a conquistar e ganhar a confiança das pessoas, por isso, um atendimento de qualidade, estando sempre aberto a ouvir o que os consumidores têm a dizer, por exemplo, pode ser o caminho para o sucesso da empresa.

Conclusão

Além das citadas neste artigo, outras estratégias de marketing de relacionamento que podem ser implementadas para ajudar nos negócios são: automação de marketing, definição de conteúdos, chatbot, customer success, entre outras.

Os investimentos em marketing de relacionamento são uma ótima maneira de fortalecer e melhorar as relações com o público, aumentando as oportunidades de fidelização dos clientes e ajudando nas vendas.

Sendo assim, essa é uma forma que a empresa pode se consolidar no nicho de atuação, no mercado e ganhar preferência dos clientes, além de estar sempre à frente quando o assunto é concorrência.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe Ideal Marketing, plataforma e blog que sua empresa precisa para gerenciar e entender muito mais sobre marketing em um só lugar.