Mostra de cinema leva debate sobre a cidade ao São Luiz

Por Combogó - 13 de agosto de 2016

Fomentar o debate sobre as mais diversas formas de pensar e ocupar a cidade a partir da exibição de filmes que exploram a interseção entre as linguagens do cinema e o campo da arquitetura e urbanismo. Essa é a proposta da I Mostra Cine e Cidade do Recife, que aconteceu ontem, dia 12, e acontecerá ainda nos dias 22 de agosto e 05 de setembro, no Cinema São Luiz.

Na programação, curtas e longa-metragens de diversos gêneros que fazem uma abordagem cinematográfica da cidade, explorando temas que vão desde o abandono de áreas centrais à necessidade de novas leituras da cidade; da falta de políticas públicas urbanas inclusivas à necessidade de um olhar transdisciplinar sobre os fenômenos urbanos; da privatização dos espaços públicos à urgência de formas inovadoras de ocupar os espaços públicos. “A mostra surge como mais uma oportunidade de pensar e debater as nossas vivências nos espaços da cidade”, comenta Kate Saraiva, do Movimento CineRua, responsável pela produção do evento em parceria com o Coletivo Circunflexo.

As exibições dos filmes acontecerão em bloco, seguidas por debate entre o público presente, profissionais que atuam no campo acadêmico, no planejamento e gestão de cidades e os diretores (as) dos filmes.

Os ingressos para a mostra custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (estudante) e estarão à venda na bilheteria do cinema.